30 de abr. de 2009

Eu me amo porque...

Não sei exatamente o motivo, e será difícil dizer com algumas palavras. Seria por motivos do meu passado, presente ou futuro? Talvez, mas não tenho como responder isso agora. Uma coisa é certa “eu me amo”.

Eu me amo mesmo sendo só um aglomerado de células como qualquer outro ser vivo. Então o que tenho de tão especial para que eu me ame? Acho que essa eu consigo responder, a diferença que faz eu amar mais a mim do que ao meu cachorro é um simples fato: a Razão.

Digo que é a Razão porque é ela que faz eu me reconhecer na frente do espelho. E ela que permite que eu saiba cada um dos meus pontos fracos e fortes, cada um dos meus segredos mais íntimos, cada desejo e preferência que guardo dentro de mim, ou seja, eu me amo por me conheço muito bem.

Há na doutrina cristã o seguinte preceito: “Você só ama, verdadeiramente, aquilo que conhece”. Quando analisamos friamente essa frase pensamos apenas naquele amor que dedicamos à outra pessoa, mas na verdade isso também vale para o amor próprio.

Se você se esconde atrás de várias máscaras, esconde-se até mesmo de si e isso te leva a um ponto onde passas a não mais se reconhecer; conhece apenas as máscaras, cada uma com desejos, preferências e opiniões diferentes uma das outras, então, você se torna um desconhecido para si mesmo e passa não se amar.

Então eu me amo porque me conheço, esse é o real motivo.

VM

Um comentário:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Oiê,

Tudo bom? Bacana o texto, vc devia ter participado da nossa promoção!!!! Foi sobre esse tema mesmo.

Beijos,

Bela - A Divorciada